Técnino do DIEESE, Fernando Lima abordou história da Previdência e a política de reajuste do salário mínimo
A Fapesp realizou no último dia 24 uma Assembleia ampliada com a presença de Fernando Lima, diretor técnico e economista do DIEESE. Estiveram presentes 52 dirigentes representando 32 Associações de base filiadas à FAPESP, incluindo a Associação dos Aposentados de Jundiaí, representada por seu presidente, Paulo Mendonça, a diretora de Finanças, Fe Juncal, a vice-presidente, Zilda Naves, e a diretora de Secretaria Geral, Rosangela Ciampi.
Fernando Lima, economista e diretor Técnico do DIEESE, ministrou uma apresentação sobre a evolução do salário mínimo, a economia e o histórico da Previdência Social Pública, destacando seu papel econômico, social e de proteção, bem como o número de benefícios concedidos e a média salarial.
O ponto central do debate foi a política de reajuste igualitário para todas as aposentadorias, ressaltando a importância das mobilizações da categoria e a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de recursos para a correção dos benefícios dos aposentados com o mesmo índice aplicado para benefícios de até 01 salário mínimo, ou seja, reajuste igual para todas as aposentadorias do regime geral.
Também foi abordada e debatida a pressão sobre o Congresso Nacional, a Câmara, o Senado e o Governo Federal pela cobrança das dívidas previdenciárias de pessoas jurídicas, que não são cobradas e, em alguns casos, é concedida a anistia efetivamente.
Fernando Lima destacou que a construção de Unidade Política poderá resultar na conquista de mais espaço para o debate e a mobilização. A plenária sugeriu e aprovou por unanimidade a participação da COBAP e das Federações, bem como a promoção de um encontro entre o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupe, e os dirigentes das Entidades de base dos Aposentados, na sede da FAPESP e da COBAP em São Paulo.
Na pauta também constaram a defesa da Seguridade Social no pilar da Previdência Social Pública, a revisão das políticas de arrecadação diante do novo quadro social que a sociedade apresenta e o envelhecimento feminino.
Na ocasião, foi aprovada a criação de uma comissão para tratar de temas a serem abordados pelas associações com todos os aposentados de maneira unificada.
fonte AAPJR