Associação dos Aposentados fecha suas portas em luto pela morte de seu vice-presidente
É com imenso pesar que a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e região recebeu a notícia da morte de seu vice-presidente Marcos Antonio Tebom, ocorrida na manhã desta segunda-feira (4).
A presidenta da entidade, Fé Juncal, disse que Tebom foi um exemplo de luta para trabalhadores, aposentados, pensionistas e sindicalistas. ”Ele falava muito em justiça social e lamentava demaisas perdas que aposentados e pensionistas têm enfrentado por tantos anos”.
Companheira de luta, Fé Juncal disse que Tebom deixa uma grande legado de luta, força e esperança.
Entidades de aposentados e sindicatos de todo o país lamentaram em suas redes socias a morte de Marcos Tebom.
A direção da Central Única dos Trabalhadores Estadual São Paulo (CUT-SP) também recebeu com pesar a notícia da morte do dirigente que faleceu aos 66 anos.
Também emitiram nota de pesar Cobap,Fapesp e sindicatos de todo o estado de São Paulo.
História de luta
Aual vice-presidente da Associação dos Aposentados de Jundiaí e região, entre 1994 e 1998, Tebom foi coordenador da subsede da CUT-SP em Jundiaí. Também atuava como diretor de Saúde e Previdência no Sindicato da Alimentação de Jundiaí, onde é filiado desde 1978.
Foi ainda diretor na Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac-CUT), onde coordenou o departamento de Óleos e Cereais e assumiu secretarias como Comunicação e Relações Internacionais.
Natural de Jundiaí, Tebom nasceu em 24 de janeiro de 1957. Ele entrou para o ramo da alimentação em julho de 1972, quando começou a trabalhar na antiga Cica, indústria que ficou famosa pela produção dos extratos de tomate. Iniciou a vida sindical aos 25 anos, tendo participado ativamente das principais lutas em defesa da classe trabalhadora.
Nos últimos anos dedicou sua vida à luta em defesa dos aposentados e aposentadas, contribuindo com a fundação da Fenapi (Federação Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Aposentadas da CUT).
Em 2003 foi convidado pelo vereador Antônio Galdino (1932-2020) para participar do Movimento dos Aposentados de Jundiaí, que deu início à atual Associação.
Atuou como dirigente da Associação dos Aposentados de Jundiaí e região desde 2002 e em seguida ocupou a vice-presidência.
De acordo com informações da família, Marcos Tebom estava internado desde 21 de agosto para tratamento de infecção pulmonar, quando sofreu parada cardíaca.
Deixa esposa, um filho e dois netos.
”Nesse momento de luto, prestamos nossa solidariedade aos familiares e companheiros de Tebom. Sua luta em defesa da classe trabalhadora será sempre lembrada”, informa a nota da CUT SP.
Tebom com Lula na sede da Associação dos Aposentados em 2017
Ao lado da diretoria da Associação onde atuava como vice-presidente