Diante do surgimento de novas formas de golpes digitais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente que não entra em contato com beneficiários e segurados através de mensagens de WhatsApp.
De acordo com o INSS, golpistas se passam por uma suposta Central de Atendimento do Instituto e se utilizam da imagem da personagem Helô – assistente virtual do aplicativo Meu INSS. De posse de algumas informações prévias, os criminosos pedem mais informações do segurado, sob a justificativa de formalizar o atendimento.
O órgão pede que, caso haja recebimento de mensagens deste tipo de perfil no WhatsApp, os segurados “bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos”.
“O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135”, esclarece o Instituto.
Além disso, o INSS explica que quando o segurado busca atendimento, “o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado”.
Fique atento
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.
O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
– Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
– A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
O que fazer em caso de tentativa de golpe
Denuncie aqui tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
MAIS INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS COM NOSSO DEPARTAMENTO JURÍDICO
LIGUE AGORA