menu

Carta Pública sobre a ”Operação Desconto” da PF


CARTA PÚBLICA

 

Jundiaí, 25 de abril de 2025

 

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região (AAPJR) vem, por meio desta, expressar profunda indignação diante das recentes revelações da “Operação Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou um esquema fraudulento de descontos indevidos em folha de pagamento de aposentados e pensionistas, por meio de entidades falsas ou sem autorização legal.

Segundo os dados divulgados, entre os anos de 2019 e 2024, esse golpe lesou diretamente milhares de segurados do INSS, desviando um total de R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados, realizados com o uso de assinaturas falsas e sem o consentimento dos beneficiários. A atuação negligente e omissa da direção do INSS, mesmo diante de repetidas denúncias de órgãos de controle como CGU e TCU — é inaceitável.

A AAPJR declara total apoio as investigações em curso e as ações promovidas pela PF, CGU e Ministério da Justiça. Estamos acompanhando de perto cada desdobramento, exigindo que os responsáveis — sejam eles entidades fantasmas, gestores públicos ou operadores do sistema — sejam punidos com rigor.

Reforçamos ainda nossas constantes orientações sobre o uso indevido de dados pessoais dos aposentados e pensionistas, seguindo à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Alertamos, reiteradamente, sobre o vazamento de informações sensíveis que facilitam os golpes. A exposição dos dados dos segurados, sem controle ou transparência, fragiliza toda a rede de proteção social, coloca em risco a confiança no sistema previdenciário brasileiro, compromete a atuação de entidades sérias, como a nossa, que sempre agiram com responsabilidade e ética e garantia de direitos da pessoa idosa.

A AAPJR seguirá vigilante, firme na defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas, e continuará exigindo mais transparência, respeito e responsabilidade do poder público e de qualquer entidade que interfira na vida e nos direitos garantidos pela Carta Magna.

Diretoria da AAPJR
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região