menu

Encontro debate importância das políticas públicas para a Pessoa Idosa em Jundiaí

Nesta quarta-feira (26), a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí, Luciene Mosca, recebeu em seu gabinete o presidente da Associação dos Aposentados de Jundiaí e região, Paulo dos Santos Mendonça, e a diretora da entidade Fé Juncal, para debater políticas públicas voltadas às pessoas idosas no município. A reunião foi articulada pelo mandato do vereador Henrique Parra Parra (PSOL) e contou com a participação da co-vereadora Carol Lemos, do Movimento Cardume.

Com o objetivo de discutir melhorias na política pública municipal voltada às pessoas idosas, os participantes apontaram a necessidade de um diagnóstico detalhado dessa população para aprimorar as iniciativas de assistência social na cidade.

O papel essencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na inclusão dos idosos, fortalecimento de vínculos familiares e promoção de uma vida digna teve destaque na reunião. ”Esse encontro é de suma importância para pensarmos formas de Jundiaí ser uma cidade verdadeiramente inclusiva para todas as idades, valorizando o conhecimento como ferramenta de transformação social”, disse Paulo Mendonça.

Entre as prioridades apontadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social estão o atendimento imediato aos idosos em situação de vulnerabilidade extrema, abordando questões como segurança alimentar, moradia e acesso à saúde.

A Associação reforçou a preocupação com o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), alertando para os desafios burocráticos que muitos idosos enfrentam ao solicitar esse direito fundamental.

”A secretária Luciane Mosca demonstrou abertura ao diálogo e reafirmou o compromisso de dar continuidade ao aperfeiçoamento das políticas públicas para os idosos destacando que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa deve atuar como elo entre a população idosa e a administração pública, impulsionando mudanças significativas”, conta Fé Juncal.

O encontro representou um passo relevante na construção de um sistema de assistência social mais eficiente e humanizado, alinhado com as necessidades da população idosa de Jundiaí.

”O compromisso firmado entre as partes reforça a busca por uma cidade mais justa, acessível e acolhedora para todas as idades’, conclui Paulo Mendonça.

fonte AAPJR