O Ministério da Previdência Social solicitou a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2025, seguindo a tendência dos últimos anos. A proposta será analisada pela equipe econômica do governo nos próximos dias.
Caso seja aprovada, a antecipação poderá ocorrer nos meses de abril e maio. Entretanto, o pagamento tradicionalmente acontece no segundo semestre. Em 2022 e 2023, por exemplo, o abono foi liberado entre maio e junho. Para que a medida seja oficializada, será necessário um decreto presidencial assinado por Luiz Inácio Lula da Silva.
Quem terá direito ao 13º antecipado?
O benefício será pago aos segurados que, em 2025, tenham recebido:
✔ Auxílio por incapacidade temporária
✔ Auxílio-acidente
✔ Aposentadoria
✔ Pensão por morte
✔ Auxílio-reclusão
O governo ainda não informou o número de beneficiários que poderão ser contemplados.
Números do INSS
Em fevereiro, o INSS pagou mais de 40 milhões de benefícios, totalizando R$ 82,2 bilhões. Desse total, 28,5 milhões de pessoas (cerca de 70%) receberam um salário-mínimo (R$ 1.518). Outros 12,2 milhões de beneficiários ganham valores acima do piso nacional, sendo que 10,6 mil recebem o teto da Previdência Social.
Prova de Vida Continua Obrigatória
Para continuar recebendo os pagamentos, aposentados e pensionistas devem seguir a exigência da prova de vida, que pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências do INSS.
Acompanhe as atualizações para mais informações sobre a possível antecipação do 13º salário.
fonte G1