Produtor do JN é agredio após flagar abordagem ilegas a aposentados
O Jornal Nacional flagrou uma ilegalidade na porta de uma agência do INSS em Brasília. Pessoas abordavam segurados oferecendo supostos serviços para acelerar a concessão de benefícios.
Na unidade do INSS de perícia médica, no centro de Brasília, a equipe registrou a atuação de “puxadores”, indivíduos que abordam segurados oferecendo serviços de advogados. Uma mulher, sem saber que estava sendo gravada, ofereceu atendimento com uma advogada.
A puxadora afirmou que a profissional tinha acesso ao sistema e conseguia verificar se o pedido de perícia havia sido negado. Disse ainda que o honorário seria de 30% em caso de vitória.
Um homem também foi flagrado oferecendo o cartão de um suposto advogado e afirmando que realizava serviços relacionados a benefícios previdenciários, cobrando a mesma taxa de 30%. Questionado, disse ser advogado.
No dia seguinte, o produtor Afonso Ferreira voltou ao local e questionou novamente a puxadora, que negou trabalhar com advocacia. Logo depois, ela se dirigiu a um homem que reagiu com agressividade e partiu para a violência. A equipe registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Os repórteres procuraram os escritórios mencionados pelos puxadores. A mulher identificada como Ana Paula negou ser a profissional indicada no cartão. Já outro escritório confirmou realizar abordagens na frente da unidade do INSS, embora tenha dito que isso não acontece todos os dias.
O INSS reconheceu que esse tipo de assédio ocorre em agências de todo o país. O instituto alerta que os segurados devem desconfiar de promessas de facilidades e de quem cobra para “acelerar” pedidos, já que não existem atalhos.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que os puxadores não são regulamentados e muitas vezes agem como criminosos, enganando os segurados. Segundo ele, essa prática não é aceita nem pelo INSS nem pela OAB.
”O segurado pode usar o aplicativo Meu INSS ou agendar um atendimento presencial, lembrando que o resultado do processo é o mesmo, com ou sem advogado. A diferença está em procurar um profissional de confiança, e não atravessadores que atuam na porta das agências”.
A OAB manifestou repúdio à captação irregular de clientes, inclusive nas imediações das agências do INSS. Ressaltou que a oferta de serviços advocatícios por terceiros ou advogados nesses locais é uma infração ética grave, vedada pelo Estatuto da Advocacia.
O governo prorrogou até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos nos benefícios do INSS. A data limite anterior seria 14 de novembro. As reclamações podem ser feitas pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou nas agências dos Correios.
𝗚𝗼𝗹𝗽𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝘀𝗲 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮𝗺 𝗽𝗼𝗿 𝗮𝗱𝘃𝗼𝗴𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗔𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮çã𝗼!
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região alerta todos os associados efetivos e colaboradores sobre a ação de golpistas que estão se passando por advogados do nosso Escritório Jurídico.
Esses falsos profissionais têm enviado mensagens por WhatsApp ou realizado chamadas de vídeo, utilizando indevidamente o nome de advogados da área jurídica.
Nas mensagens, informam que o processo foi ganho, mencionam dados reais do processo e do advogado, e alegam implantação imediata da sentença.
Em seguida, solicitam dados bancários e pessoais do associado ou colaborador, sob a justificativa de que o pagamento será feito via STJ, INSS ou advogado responsável.
Após a conversa inicial, os golpistas costumam pedir chave PIX, número de conta bancária e até reconhecimento facial, sempre com o argumento de “urgência” para liberação de valores ou alvarás.
COMO SE PROTEGER
1️⃣ Nossos clientes são sempre informados pessoalmente sobre qualquer crédito oriundo de processos.
2️⃣ Jamais solicitamos transferências, depósitos, dados bancários ou reconhecimento facial por telefone, WhatsApp ou vídeo.
3️⃣ Qualquer dúvida ou informação deve ser tratada diretamente com o Jurídico da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região.
Desconfie sempre de contatos não oficiais. Em caso de dúvida, procure diretamente a Associação antes de fornecer qualquer informação pessoal.
CANAIS OFICIAIS DE CONTATO – DIRETORIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS
📞 (11) 9 7665-1121
📞 (11) 9 7664-5510
📞 PABX: (11) 4586-1129 / (11) 4583-1194
fonte JN. Com ediçõe do AAPJR
Confira matéria completa em https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/11/11/exclusivo-golpistas-prometem-agilizar-pedidos-de-pensao-e-aposentadorias-do-inss-processo-para-receber-beneficios-e-gratuito.ghtml
