menu

Associação prioriza combate a cobranças indevidas nas aposentadorias. Confira os canais oficiais de informação

Combate às cobranças indevidas virou pauta prioritária da entidade. Direção destaca que associados não foram impactados porque filiações sempre estiveram dentro da regularidade

 

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região informa que o combate às cobranças indevidas em aposentadorias e pensões se tornou prioridade em sua atuação.

A Associação não liga pedindo para as pessoas se associarem. “São os aposentados e pensionistas que nos procuram, e temos ajudado muita gente, inclusive não associados, a entender o que está acontecendo e como agir”, destaca a direção.

Plano Operacional da União

O plano de ressarcimento é resultado de um acordo de conciliação assinado entre várias instituições. Além do Ministério da Previdência Social e do INSS, assinaram o pacto a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).
O plano foi firmado no  dia 1º de julho de 2025. As contestações podem ser feitas por três canais:
✅ Aplicativo Meu INSS
✅ Central de Atendimento 135
✅ Atendimento presencial nos Correios.

Painel da Transparência
Após o reconhecimento da irregularidade, o pedido do beneficiário será tratado pelo INSS, que manterá um Painel de Transparência atualizado, informando:

Total de solicitações por estado
Lista de entidades envolvidas
Resultados dos requerimentos
Valores devolvidos por entidade
Situação dos casos (regularizados, pendentes ou arquivados).

A Associação está acompanhando de perto o tema e orientando aposentados e pensionistas sobre como garantir a devolução de valores cobrados indevidamente, além de manter todos informados sobre os próximos passos.

Orientações iniciais:
📞 Ligar para o INSS pelo 135
📱 Acessar o aplicativo Meu INSS
📮 Procurar atendimento nos Correios.

”A Associação de Jundiaí não tem associados com fraudes em desconto em folha, pois a COBAP, Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, a qual pertencemos, sempre realizou suas filiações de forma regular. Mesmo assim, estamos auxiliando todos os que têm dúvidas”, informa a direção da AAPJR.

A Associação aguarda a publicação do Painel de Transparência para acompanhar os dados e repassar informações claras aos aposentados e pensionistas da nossa região.

A direção da Associação também destaca que ”o desconto em folha é um programa importante, mas precisa ser transparente e seguro, com a exclusão de entidades fraudulentas e devolução rápida dos valores cobrados indevidamente, garantindo respeito e dignidade aos aposentados e pensionistas”.

___________________________________________________________________________________________

Governo Federal abre prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos

Pagamento começa em 24 de julho com 100 mil beneficiários atendidos por dia

VEJA MAIS CLICANDO AQUI

 

Para mais informações, entre em contato com nossos diretores

foto gov.br