menu

INSS: Pagamento do 13º salário dos aposentados começa amanhã (25)

No fim do ano, beneficiários do INSS não poderão contar com nenhum valor referente a 13º

 

O pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começa nesta terça-feira (25). Esta parcela corresponde a 50% do valor do benefício, sem nenhum desconto.

De acordo com o INSS, 31 milhões de beneficiários irão receber o pagamento, totalizando R$ 25,3 bilhões.

Além dos aposentados e pensionistas, outros beneficiários do INSS também vão receber o pagamento. São pessoas que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Vale ressaltar que os brasileiros que recebem benefícios assistenciais – como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) – não têm direito ao 13º salário.

O calendário de pagamento segue o número final do benefício do cidadão, de acordo com o INSS (confira aqui). Para quem ganha um salário mínimo, o dinheiro da primeira parcela estará disponível a partir do dia 25 de maio. Mas os que recebem mais que um salário mínimo, o valor será creditado somente a partir de 1º de junho.

A segunda parcela do 13º salário será creditada a partir do dia 24 de junho – para quem ganha um salário mínimo – e a partir do dia 1º de julho para quem ganha acima. No entanto, ela poderá ter desconto do imposto de renda, de acordo com tabela da Receita Federal.

Atenção! Esta é uma medida de antecipação do pagamento. Dessa forma, no fim do ano, os beneficiários do INSS não poderão contar com nenhum valor referente a 13º.

 

INSS começa a pagar 13o no dia 25. Para Associação, medida só fortalece o mercado financeiro