menu

Vacinação contra a gripe tem ‘drive thru’ para facilitar acesso

Das primeiras 11 mil doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), neste primeiro dia de Campanha, 7.397 foram utilizadas. Nesta quarta-feira (25) nova cota de vacinas chegará à cidade

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Promoção da Saúde, abriu a primeira etapa campanha de Vacinação contra a Gripe, nesta segunda-feira (23), conforme o calendário nacional.

Além dos 10 pontos itinerantes para evitar filas e aglomerações, outra alternativa já em andamento é o drive thru para pessoas com 60 anos ou mais, com mobilidade reduzida. 

No primeiro dia de vacinação foram imunizadas 7,4 mil idosos, nos 10 postos alocados em Escolas Municipais e Estaduais, Complexo Esportivo e igreja. Na próxima semana, de 30 a 3 de abril, os postos alcançam novas regiões da cidade.

“Jundiaí tem tomado todas as medidas necessárias para oferecer segurança aos idosos para a vacinação. Retiramos o público-alvo do interior das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e levamos para espaços amplos, ventilados e de fácil acesso da população.

A cada semana os pontos serão instalados em outras partes da cidade, para evitar o deslocamento das pessoas com 60 anos ou mais. Ainda determinamos o atendimento em sistema móvel, semelhante ao ‘drive-thru’”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado, que está à frente da coordenação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Das primeiras 11 mil doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), neste primeiro dia de Campanha, 7.397 foram utilizadas. Na próxima quarta-feira (25) nova cota de vacinas chegará à cidade. “Identificamos que em alguns dos postos as doses encaminhadas para o primeiro dia, se esgotaram rapidamente.

É importante se vacinar, mas é preciso que tenham tranquilidade. A dose imuniza somente contra as gripes que já circulam no território (H1N1, H3N2 e Influenza) e facilita o diagnóstico no caso de a pessoa ser acometida pelo Novo Coronavírus, mas não protege contra a COVID-19”, destaca o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, que ainda explica que as pessoas com mobilidade reduzida já podem contar com a vacinação ‘drive thru’ nos pontos itinerantes da cidade.

texto e foto: Prefeitura de Jundiaí