As doses da campanha de vacinação contra a gripe não foram suficientes no primeiro dia de campanha em algumas cidades das regiões de Jundiaí e Sorocaba.
Houve fila em todos as escolas de Jundiaí abertas exclusivamente para a vacinação.
Em Jundiaí, a imunização dos idosos se estenderá por 14 dias e as vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde (que garante que todas as pessoas com mais de 60 anos no país serão vacinadas) aos governos estaduais. Estes, por sua vez, repassam as doses às prefeituras. A população idosa de Jundiaí, segundo dados projetados pelo serviço municipal, é superior a 60 mil pessoas.
De acordo com a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a descentralização da vacinação dos idosos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família tem o objetivo de evitar a exposição do público mais vulnerável em ambiente onde possa haver pessoas sintomáticas em busca de atendimento.
“A preservação da saúde dos idosos é o mais importante neste momento. Por isso, fixamos, num primeiro momento, o horário de atendimento das 8h às 11h, em oito escolas de Jundiaí, sendo cinco EMEBs e três estaduais, uma igreja e um centro esportivo”, destaca Maria do Carmo.
“Nestes ambientes será possível atender todas as medidas preventivas, como o distanciamento recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), a ampla ventilação e a rapidez no atendimento”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado, responsável pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).
fonte: G1 e Prefeitura de Jundiaí