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CENTRAL 135 DO INSS TEM BALANÇO POSITIVO DE LIGAÇÕES

 

De 55.551 ligações efetuadas, 14.055 foram aceitas e, desse total, 5.883 pessoas foram encaminhadas ao Atestmed

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão à espera da análise de requerimentos para benefício por incapacidade temporária desde a segunda-feira estão recebendo ligação do número (11) 2135 0135 para trocar a perícia pela análise documental. O balanço é positivo: de 55.551 contatos efetuados nos três primeiros dias, 14.055 atenderam a ligação. Desse total, 5.883 pessoas foram encaminhadas para o Atestmed.

⚠️ O número 135 segue funcionando normalmente. Caso o segurado receba a ligação do número (11) 2135 0135 e mesmo assim fique na dúvida se é o INSS. Basta desligar e ligar imediatamente para a Central 135. Esse número com prefixo de São Paulo somente efetua chamadas. Ele não recebe ligações e nem mensagem de WhatsApp. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato. ⚠️

⚠️ Nunca é demais dizer: o INSS não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária.

⚠️ O instituto somente entra em contato para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o INSS que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, desligue.

Das 627 mil pessoas que aguardam por perícia médica, 480 mil são elegíveis ao Atestmed. E é sobre esse quantitativo que 300 operadores da Central 135 estão trabalhando. Diariamente, cada atendente liga para 60 pessoas. Ou seja, 18 mil pessoas por dia são chamadas a apresentar o Atestmed por meio do aplicativo ou site Meu INSS. As ligações são realizadas de segunda-feira a sábado das 9h às 17h. Já a Central 135 funciona das 7h às 22h (horário de Brasília).

O que deve constar no atestado médico ou odontológico
– A documentação médica ou odontológica apresentada pelo segurado na hora do requerimento deve ser legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, as seguintes informações:
– Nome completo do segurado;
– Data de emissão do documento (não podendo ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento);
– Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
– Assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe, ou carimbo;
– Data do início do afastamento ou repouso;
– Prazo necessário estimado para o repouso.

Informações: INSS