❌ Alerta de fake ❌ ‼️ É falso que aposentados e pensionistas vão receber “salário extra” do INSS neste mês

Um dos maiores alvos de desinformação e conteúdos enganosos na internet (e fora dela também) são os idosos. A prova disso é que tem muita gente se aproveitando (não é de hoje) para criar conteúdos que geram esperanças para aposentados e pensionistas, mas se revelam falsos.

 

No caso da história de hoje, vamos falar de notícias que apontam que aposentados e pensionistas (em alguns casos, dá-se a entender que são todos. Em outros, é dito que são todos) iriam receber um pagamento extra por parte do INSS em setembro de 2023. Leia algumas das mensagens que circulam, principalmente, em títulos de sites e blogs:

No caso da história de hoje, vimos o conteúdo principalmente em páginas como a do Google Discover (que sempre opta por colocar conteúdos de péssima qualidade para serem clicados). Em volume menor, vimos o conteúdo sendo compartilhado em redes sociais.

Na parte da checagem do conteúdo, vamos averiguar se, de fato, todos os aposentados e pensionistas vão receber um pagamento extra do INSS em setembro de 2023, quais são os aposentados e pensionistas que podem receber um pagamento extra no INSS em 2023 e o que devemos fazer quando nos deparamos com notícias com títulos como este.

Todos os aposentados e pensionistas vão receber um pagamento extra do INSS em setembro de 2023?

Infelizmente, não é verdade. O calendário de pagamentos do INSS para aposentados e pensionistas não prevê um pagamento extra para aposentados e pensionistas. A informação não consta em nenhuma fonte oficial. Mais do que isso: os próprios sites que alardeiam sobre o benefício no início, recuam e apontam um “não é bem assim”.

Quais são os aposentados e pensionistas que podem receber um pagamento extra no INSS em 2023?

Na realidade, as notícias têm títulos chamativos para informarem sobre algo que vai atingir um número mínimo de pessoas. No caso de um dos sites, o grupo que vai receber o pagamento (que, na realidade, é uma antecipação) são de moradores dos municípios atingidos pelo estado de calamidade no Rio Grande do Sul.

Em outro caso, é citado um pequeno grupo que poderia entrar na Justiça porque não recebeu pagamentos relativos à revisão do artigo 29. Ou seja: nem o pagamento será automático, nem será para todos e nem vai vir em setembro de 2023.

O que devemos fazer quando nos deparamos com notícias com títulos como este?

Já falamos que o Google Discover, via de regra, não é uma fonte confiável de notícias. Quando você se deparar com algum artigo nesta página, alerto que vocês devem ficar atentos para não acreditar em tudo que está escrito. Se for algo relacionado a grandes benefícios (ou fofocas), é melhor nem clicar.

Infelizmente, não é verdade que todos os pensionistas e aposentados do INSS vão receber um pagamento extra em setembro de 2023. A notícia que está circulando é, no mínimo, exagerada e não abrange todos os idosos do Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

fonte https://www.boatos.org/brasil/todos-aposentados-pensionistas-vao-receber-pagamento-extra-inss-setembro-2023.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.