Associação completa 43 anos celebrando a luta e o sonho de seus fundadores

”Riva, Onofre, deu certo! Vocês conseguiram! Antonio Galdino, obrigada por fazer acontecer!”, celebra emocionada a presidente da AAPJR, Fé Juncal

 

Meus amigos e amigas associados, presentes nessa jornada da Associação dos Aposentados Jundiaí.

Trago aqu, meu obrigada por acreditarem e confiarem na Associação dos Aposentados.

Sem demérito a ninguém, gostaria de dedicar esse momento de lembranças a trajetória dos pioneiros, sonhadores para a fundação da Associação dos Aposentados Jundiaí que completa nesta sexta-feira, dia 13 de maio, 43 anos.

Em 1979, apesar da falta de liberdade daquela época, um grupo de aposentados sonhadores desenvolveram ideias para defender os direitos dos aposentados e pensionistas.

Para nós,“jovens” aposentados em 2022, ouvir e conhecer um pouco de como isso tudo começou pode soar nostálgico. Mas como não falar de Onofre Canedo, com toda sua sensibilidade e sabedoria, atento em 1979 que a situação dos aposentados e pensionistas seria terrível se não houvesse união e representatividade. E, assim contatou amigos para criar a Associação. E esse pessoal, muito engajado, foi se unindo: Onofre Canedo, Reinaldo Riva, João Duran, Ercílio Borriero, Cid de Jesus Tavares, Adelaide Carron, Leonisio Fontebasso, Antonio Gomes Pina e tantos outros que acreditaram na legitimidade desse Sonho.

O anode  2005, 17 anos após a fundação, sob a liderança de Antonio Galdino, o sonho dos pioneiros se transformou e concluiu a segunda etapa com a construção da Sede.

Os aposentados e pensionistas ganharam a sua Casa. Iniciava-se aqui um novo cenário, mas sempre pautado pela defesa dos direitos, pela igualdade social, por uma sociedade justa e inclusiva.

Antonio Galdino falava para todos e com todos. Garantiu a realização do Sonho, conectou-se com todas as representatividades, levou a Associação dos Aposentados à projeção nacional.

“ Pode até ser utopia da nossa parte, podem nos chamar de sonhadores, mas o que realmente importa é que em momento algum deixamos de acreditar”

Antonio Galdino, na inauguração da nova sede, em 2005

No Ano de 2022, a Associação dos Aposentados passou por transformações, mantendo a trajetória idealizada pelos Pioneiros: sonhar, acontecer, transformador.

Trazida pelas mãos de Antonio Galdino, a Associação dos Aposentados elegeu a primeira mulher Presidente da Associação dos Aposentados, Fé Juncal. Assistente Social e bancária aposentada, acredito na legitimidade da luta e na representatividade da Entidade para os aposentados.

Enfrentamos hoje, entre tantos “fantasmas sociais” dois dos principais problemas sociais que causam violência, exclusão e desigualdade social, A Fome e o Racismo.

É inadmissível no século XXI vivenciarmos a Fome e o Racismo, em nosso país. A estrutura da proteção social vem sendo fragilizada e a conexão entre políticas públicas e direitos prejudicadas.

Amigos e Amigas associados, aos 43 anos de existência, fundada no berço da ditadura, a Associação dos Aposentados mantém na sua essência, com o compromisso de engajar pessoas, acreditar no sonho, atuar com seriedade e transformar para alcançar uma sociedade justa igualitária e inclusiva, que sempre norteará nossa luta.

Dedicamos esse momento de reflexão aos amigos Reinaldo Riva e Onofre Canedo, que sonharam por muito tempo com a Associação dos Aposentados um dia.

Riva, Onofre, deu certo, tudo deu certo vocês conseguiram!
Antonio Galdino, obrigada por fazer acontecer.

Parabéns a Todos os Associados.
Fé Juncal – Presidente
Diretoria da Associação dos Aposentados de Jundiaí e Região – 2022

Antonio Galdino (in memorian) em evento da Associação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.