menu

Fapesp participa da 5a edição da Longevidade Expo e Fórum 2023 da Longevidade

Começou na sexta-feira (29) a 5º Edição da Longevidade Expo+Fórum, grande encontro para discutir a longevidade no Brasil. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento terminou neste domingo, 1° de outubro, dia internacional da pessoa idosa. A FAPESP esteve presente.
Além do Fórum São Paulo da Longevidade, que terá a participação de 200 palestrantes em mais de 90 painéis em cinco auditórios simultâneos, o evento conta com uma área de exposição, com quase 100 marcas expositoras ao longo de três dias de realização.
Durante a cerimônia de abertura, o Presidente da Longevidade Expo+Fórum, Dr. Walter Feldman reforçou que a V Longevidade Expo+Fórum acompanha o crescimento do segmento. Entre 2012 e 2021, 12,2 milhões de brasileiros ingressaram no grupo de pessoas com 60 anos ou mais. Hoje, esse grupo soma mais de 37 milhões de pessoas (dados Sebrae-SP). E segundo o relatório Future of Aging/ILC-Brazil, o país tem cerca de 30 milhões de idosos, e estima-se que até 2050 esse número deva mais que dobrar, atingindo a marca de 67 milhões.
 O Presidente ainda destaca que em termos de geração de negócios, o potencial de oportunidades no Brasil também é superlativo. A economia “de prata” (mercado consumidor para pessoas 50+) movimenta R$ 1,6 trilhão por ano e é considerada a terceira maior atividade econômica no mundo, segundo dados da Harvard Business Review e da empresa de pesquisa Locomotiva. A previsão é que, em 2030, o Brasil será a 10º maior economia ‘de prata’ do mundo em faturamento. Frente aos dados não resta dúvida: este contingente de pessoas cresce a cada ano e demandará serviços customizados e à altura das expectativas e necessidades.
Na abertura do evento foi destacado a criação na Câmara dos Deputados da Frente Parlamentar da Longevidade, que tem por finalidade articular mecanismos legais que visam atingir a comunidade dos longevos de todo o Brasil, buscando interação desse público com o mercado e as empresas. O objetivo é provocar uma participação ativa dessas pessoas na dinâmica social. Hoje, os 50+ são mais de 30 milhões de brasileiros, sendo eles responsáveis por aproximadamente 1/3 do PIB do país.
A cerimônia de abertura contou com as seguintes autoridades:
▶️Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes
▶️Deputado Federal Gilberto Nascimento, Presidente da Frente Parlamentar da Longevidade, representando o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
▶️ Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Prof. Dr. Alexandre da Silva, representando o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Prof. Silvio Almeida
▶️Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo, Dr. Marcos da Costa
▶️Secretário de Estado do Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo, Gilberto Nascimento Júnior,
▶️Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do Governo da Cidade de São Paulo, Dr. Gilberto Natalini,
▶️Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, Soninha Francine
▶️Secretário Municipal da Secretaria da Saúde da Cidade de São Paulo, Dr. Luiz Carlos Zamarco
▶️Secretário Municipal de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo, Carlos Augusto Vianna
▶️Diretor Efetivo da FecomercioSP, Ludgero Migliavacca Machado, representando o Presidente, Abram Szajma
▶️Diretor do Sesc São Paulo, Prof. Danilo Santos de Miranda
▶️Presidente da CNSaúde-Confederação Nacional de Saúde, Dr. Breno de Figueiredo Morato
▶️Ex-deputado estadual, membro da SP – Frente Cidadã Campos Machado
▶️Presidente da Longevidade Expo+Fórum+Silver Week+Silver Economy, Dr. Walter Feldman
▶️Vice-Presidente da São Paulo Feiras e Co-empreendedora da Longevidade Expo+Fórum e Presidente da Hospitalar Feira+Fórum, Dra. Waleska Santos
▶️Empreendedor da Longevidade Expo+Fórum e Presidente da São Paulo Feiras, Francisco Santos
fonte FAPESP