menu

INSS libera cadastro para pagamento de benefício em conta corrente

A medida determina que só é possível fazer a transferência para a conta-corrente em nome do próprio beneficiário, em um dos bancos autorizados pelo INSS.

O INSS liberou a troca da forma de pagamento dos benefícios, do cartão magnético para a conta corrente, na última terça-feira (12). A medida tem como objetivo evitar as aglomerações nas filas de bancos, que facilitam a contaminação pelo coronavírus, e disponibiliza o serviço através do aplicativo de celular Meu INSS e do site www.meu.inss.gov.br.

A transferência será realizada totalmente a distância, evitando que o segurado precise comparecer a uma agência do INSS.

De acordo com o INSS, ao fazer a transferência, poderá ser solicitado o envio de documentação do segurado, mas o envio dos documentos é opcional. “Ao solicitar o serviço, o INSS fará a solicitação dos dados junto ao banco informado pelo segurado. Feito o pedido, o serviço irá gerar efeitos a partir do próximo pagamento”, informou o Instituto em nota.

A medida determina que só é possível fazer a transferência para a conta-corrente em nome do próprio beneficiário, em um dos bancos autorizados pelo INSS.

A transferência não é feita automaticamente, por isso ainda não é possível saber se será possível receber o benefício já no próximo pagamento, que começa a ser feito no final do mês, ou no outro. O INSS busca agilidade nas respostas aos segurados.


Confira passo a passo como pedir a transferência

1 – Acesse o Meu INSS pelo aplicativo ou pelo site www.meu.inss.gov.br

2 – Faço login com CPF e senha
3 – Clique em Agendamento/Solicitações

4 – No canto direito, clique em Novo Requerimento
5 – Em seguida, clique em Atualização para manutenção de Benefício e Outros Serviços
6 – Clique em Transferir Benefício para Conta Corrente – Atendimento à Distância
7 – Preencha ou atualize as informações de contato

8 – Na mesma tela, informe em Dados Adicionais os dados bancários e o número do benefício

9 – Logo abaixo, em Anexos, clique no quadro azul Novo para enviar os documentos que comprovem a titularidade da conta e do benefício

fonte INSS e Cobap