Associação dos Aposentados propôs criação de postos exclusivos para atendimento do BPC. Novo gestor do INSS vai estudar implantação do sistema na região
O Movimento Sindical Unificado de Jundiaí e região, com apoio da Subsede da CUT, recepcionou o novo gerente executivo do INSS em Jundiaí, Daniel Ortigosa, em evento realizado no Espaço dos Bancários de Jundiaí, na manhã desta quinta-feira (10).
Na ocasião, lideranças sindicais de toda a região debateram questões relacionadas às perícias médicas, fraudes em empréstimos consignados, transferências bancárias sem permissão dos segurados e casos de falhas no atendimento, em especial aos mais vulnerávieis.
Ortigosa reconheceu os desafios, se comprometendo a facilitar a resolução dos problemas em sua gestão. ”Um dos nossos grandes desafios é atuar para otimizar o atendimento na região e combater os golpes que tanto atingem os segurados do INSS”, disse o gerente executivo, destacando que a Ouvidoria do INSS é o caminho ideal para denúncias.
Fé Juncal, diretora da AAPJR, disse que esse é um momento de suma importância pela reabertura do diálogo entre o INSS e o Movimento Sindical que estava engessada desde o governo Temer.
Paulo Mendonça, presidente da AAPJR, Fé Juncal, diretora AAPJR, Daniel Ortigosa, gestor do INSS de Jundiaí, Paulo Malerba, presidente do Sindicato dos Bancários, e Luis Carlos de Oliveira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
Confira os principais temas apontados no encontro
Perícia médica e descentralização
Um dos pontos centrais discutidos foi com relação à perícia médica que não está mais sob gestão do INSS e que tem comprometido a eficiência no atendimento.
“Hoje, os gerentes não têm mais gestão sobre a perícia médica. Nossa missão é, com o apoio dos cidadãos e do Movimento Sindical, promover um atendimento mais humanizado para o trabalhador, garantindo que ele seja assistido quando está incapacitado de trabalhar”, explica Daniel Ortigosa.
Fraudes no LOAS
Outro ponto importante foi o debate sobre as fraudes relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O gerente destacou que o BPC, um dos benefícios mais nobres por tirar cidadãos da miséria, também é o mais fraudado. “Para evitar fraudes, estamos implementando a biometria como uma ferramenta adicional de segurança”, afirmou.
Fraudes do Consignado
Ortigosa lembrou que o empréstimo consignado nasceu como uma alternativa nobre e importante para ajudar os mais vulneráveis, mas que hoje tornou-se uma fonte de golpes que atinge em cheio idosos, aposentados e pensionistas.
Transferência de contas em bancos sem autorização dos segurados
A transferência de contas entre para bancos sem a permissão dos segurados também tem sido recorrente. ”Estamos lutando para que apenas o INSS possa autorizar a transferência de benefícios, mas o problema persiste, com bancos, apresentando sérios problemas nesse quesito”, destacou o gerente. A direção do Sindicato dos Bancários destacou a importância em também se fazer a denúncia ao Banco Central pelo canal 145.
Inclusão
A inclusão digital, ou a falta dela, foi um ponto levantado pela Associação dos Aposentados. ”Muitos idosos, aposentados e PCDs não têm acesso ou familiaridade com o mundo digital, o que os torna ainda mais vulneráveis a fraudes e dificulta o acesso aos serviços do INSS”, disse Fé Juncal.
Por sua vez, Daniel Ortigosa ressaltou que é necessário repensar o modelo digitalizado do atendimento, sobretudo para aqueles que mais necessitam, como os idosos e pessoas com deficiência.
Postos Exclusivos do BPC
Fé Juncal, diretora da AAPJR, apresentou proposta para que o INSS crie postos de atendimento exclusivos para o BPC. Ortigosa parabenizou a iniciativa e disse que vai estudar a possibilidade de implantação dos postos na região de Jundiaí.
“Proporcionar um atendimento exclusivo para essas pessoas vulneráveis seria fundamental. Embora muitos já utilizem os serviços do CRAS, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) não prevê o atendimento previdenciário. Essa medida também ajudaria a prevenir fraudes contra PCDs e idosos.”
*Confira detalhes no vídeo abaixo.
Como parte de um esforço conjunto para combater fraudes e melhorar o atendimento do INSS, Fé Juncal também propôs a parceria entre os conselhos nacionais da Previdência e da Pessoa Idosa,defendendo a criação de programas de educação permanente para conscientizar os beneficiários sobre golpes, destacando ainda a participação da FAPESP, Federação dos Aposentados do Estado de SP, COBAP, Confederação Brasileira dos Aposentados e ABM, Associação Brasileira de Municípios.
Paulo Malerba, presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiai e região, abordou a importância de um diálogo mais frequente entre a gerência do INSS e os sindicatos e demais entidades para otimzar os serviços prestados pelo INSS .
Na ocasião, foi firmado o compromisso de manter uma agenda regular de discussões entre a gestão do INSS e os sindicatos, visando facilitar a resolução de problemas e promover um atendimento mais eficiente e justo para os beneficiários.
fotos Flavio Gut e Sumara Mesquita
fonte AAPJR
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