(11) 4586-1129

Participe do 1o Seminário de Políticas Públicas: Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

ACOMPANHE AO VIVO EM https://www.youtube.com/c/conselhonacionaldosdireitosdapessoaidosa

A Associação dos Aposentados convida todas e  todos a acompanharem, ao vivo, o 1o Seminário de Políticas Públicas, construído com base no Pacto Nacional dos direitos da Pessoa Idosa PNDPI:  ” Compromisso da Década do Envelhecimento 2020 – 2030. 

A pauta é baseada em debate da ONU

A presidente da Associação, Fé Juncal, destaca que em  1982 foi realizada a primeira Assembleia Mundial da ONU sobre Envelhecimento.

 Vinte anos depois surgiu o PIE, Plano Internacional para o Envelhecimento. 

O Brasil, que participa dessa discussão, criou em 1994 o Conselho Nacional do Idoso. E em 2003,o Estatuto do Idoso para fortalecer o debate sobre a pessoa idosa.

‘’ Infelizmente o cenário econômico e a política econômica do país banalizam o idoso, o transforma em fonte de renda para as instituições financeiras, confundindo e ‘’desfalcando’’ essa população por meio dos ilusórios empréstimos consignados’’, lembra Fé Juncal.

De acordo com a presidente, o avanço da pauta sobre direitos da pessoa idosa acontecerá somente com o embate e o comprometimento de entidades e Movimentos Sociais, que podem e devem construir suas formas de luta nos diferentes contextos.

 

fonte AAPJR