(11) 4586-1129

Carreta da Mamografia fica no Parque da Uva até 19 de março

Atendimento é feito por ordem de chegada, sem  necessidade de agendamento

A “Carreta da Mamografia”, do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, iniciou os atendimentos em Jundiaí no Dia Internacional da Mulher (8/3) e já teve boa adesão de mulheres das cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ)

A carreta fica no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, até o dia 19 de março para a realização de 500 mamografias para mulheres de toda a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).

O atendimento é feito por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento, sendo disponibilizados 50 exames diários entre segunda a sexta-feira e 25 exames aos sábados.

De segunda a sexta-feira, o serviço ficará disponível das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. A iniciativa do programa estadual tem por objetivo incentivar a busca e dar visibilidade ao exame de mamografia, extremamente importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Jundiaí é referência em toda a RMJ para os atendimentos oncológicos e não possui fila de espera para a realização do exame de mamografia. Por mês, 2,4 mil mamografias são ofertadas na rede municipal de saúde.

“Importante destacar que Jundiaí oferece o atendimento completo com assistência integral em até 60 dias para casos de câncer, desde o diagnóstico até os mais variados tratamentos, como quimioterapia, radioterapia, cirurgias e outros. Nosso município não possui fila de espera para mamografia, mas as cidades ao redor possuem, por isso muitas delas optam por virem até aqui, o que torna esse serviço ainda mais importante”, frisa o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Atendimento

A gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Dayane Martins, reforça a importância de apresentar todos os documentos necessários para o atendimento. “É importante lembrar que, para realizar o exame, mulheres de 50 a 69 precisam apenas do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já as pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam levar a guia médica, RG e o cartão do SUS. Para a solicitação da guia basta ir a uma UBS e solicitar a algum profissional da saúde, sem a necessidade de agendamento”, detalha.

com informações da Prefeitura de Jundiaí